terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ROBINSON CAVALVANTI, UM TRIBUTO

"Não sabeis que, hoje, caiu em Israel um príncipe e um grande homem?" II Sm 3.38b


Foi com imenso pesar que ontem à noite, ao longo de uma de nossas aulas no seminário recebi uma triste notícia. Eu havia acabado de citar um velho e muito querido mentor, um companheiro de tempos outros, talvez um dos maiores pensadores que a igreja brasileira já possuiu em todos os tempos. Como sempre, a citação foi muito bem acolhida, e, instantaneamente, despertou nos alunos o desejo de saber quem havia burilado tão pertinente colocação. Foi aí, exatamente neste ponto, que aquela trágica informação atravessou meu coração como um relâmpago que subitamente singra o céu tempestuoso de inverno.

- Professor, disse alguém na sala.

- Este homem não morreu? Indagou.

-Não, lógico que não. Citei seu nome completo, e como de costume teci uma série de comentários elogiosos sobre este que tanto admirava. Entretanto, a resposta que obtive, me deixou ainda mais chocado.

- Sim professor, agora tenho certeza, não param de postar no facebook a respeito da morte deste pastor.

Meus irmãos, confesso que tive que me esforçar o máximo para não derramar todas as lágrimas possíveis naquele momento. Contudo, esforçando-me para calar o grito de dor que aquele momento era quase que incontrolável, perguntei:

- Como aconteceu?

Se eu ao menos vislumbrasse o que iria ouvir, talvez tivesse sido melhor não ter perguntado.

- Professor, respeitosamente disse alguém. - Ele fora esfaqueado pelo próprio filho!

Foi assim, tão furtivamente, que um velho guerreiro do Senhor tombou em batalha. O filho, até então o único suspeito de ter praticado o delito, era na verdade adotado e passara cerca de dezesseis anos nos EUA, estudando. Estas duas verdades, a respeito do garoto, já demonstram um pouco do caráter do velho que pela primeira vez me falou sobre um tal desconhecido, Rev. Dr. Martin Luther King Jr, isso, há muitos anos. Mas, quais verdades, primeiro, o garoto era adotado - o Bispo Robinson sempre acreditou no altruísmo, no amor, e no imenso poder que emana da segunda chance. Segundo, o rapaz estava nos EUA, estudando, - Robinson, sempre acreditou e defendeu a necessidade de uma boa educação. Digo que o emérito Bispo, havia tombado em batalha, porque fora na batalha de ajudar um ser humano - chamado carinhosamente de filho - que o mesmo veio a desfalecer mortalmente ferido. Assim morrem os valentes!

O Bispo Robinson e sua amada esposa Miriam Cotias Cavalcante - a qual também fora assassinada no mesmo instante - descansam em tenra paz nos braços do Rei dos Reis, triunfaram.

Não obstante, as marcas deixadas pela vida do Bispo Robinson em minha vida permaneceram por um pouco mais de tempo - enquanto houver ar em meus pulmões!

Como esquecer aquele belo dia - eu ainda não havia sido alcançado pela graça - em que um de meus melhores amigos me emprestou "A Utopia Possível", talvez o livro que melhor influenciou a minha vida e ministério. Depois dele, minha percepção de cristianismo mudou completamente. Fora com o Bispo, que aprendi que uma mente brilhante, pertinente e significativa não é em nada incompatível com o Reino de Deus, mas, pelo contrário, se tais características são regadas a um engajamento prático, isso é maravilhoso aos olhos do Senhor.

Depois da Utopia, já no seminário, descobri alguns outros livros maravilhosos do profeta anglicano - apaixonado pela história da igreja - que também me imbuíram da responsabilidade de amalgamar minha vida ao meu discurso, obrigando-me a viver uma "ortodoxia que manifestasse o frescor da atualidade".

Fora através da influência teórica de Robinson Cavalcante que eu mi vi apaixonado pela manifestação da glória de Deus até os confins da Terra, isso, como era de seu feitio, de uma maneira estritamente integral - "o evangelho todo para o homem todo." Fora este o seu legado nas mais relevantes revistas cristãs, nos mais importantes encontros globais para evangelização mundial, e em toda a influência que exerceu ao longo de toda a sua vida e ministério.

Robinson era um estadista do Reino, um destes que o mundo não era digno. Inteligente, destemido, militante, confiante, relevante, impactante. Sendo estas apenas algumas das características que encontrávamos, sem muito esforço, no caráter deste servo do Senhor.

Seja este o meu humilde tributo, velho amigo.

Existia muito mais que gostaria de deixar escrito aqui. Mas, prefiro homenageá-lo, agora, com aquilo que de você, ficou em mim!

"A esperança e a chama da fé, jamais se apagarão, enquanto jovens idealistas houver. E, de vasos de barro, o Senhor nos suscitar santos exemplos. Eu também tenho um sonho!"

Você me ajudou a ser um vazo de barro, um sonhador. Obrigado!

Até logo velho... espero ver-te em breve. Você era demais!

Pr. Jamerson Lopes do Nascimento

Um comentário:

Joel disse...

A única coisa que posso dizer é voltou para o Pai mais daqueles que Ele mesmo nos deu como mestre!!Mestre Robinson nos veremos face-a-face..até um dia!!!